Qual a possibilidade das idéias serem utilizadas realmente?
- Controle de Poluição Atmosférica Automotiva
Primeiro precisamos da aprovação do governo e de seu patrocínio (obviamente isso levará um certo tempo, já que deverá ser aprovado por todos do senado). Depois disso, deveremos discutir os possíveis preços e condições de fabricação do produto, para que seja mais fácil a aceitação da população. Com o patrocínio do governo, faremos a distribuição para as fábricas e consessionárias para a implantação no automóvel ainda novo.Com a compra do produto o preço seria barateado, facilitando a compra e sucesso do projeto.
- Poluição Sonora
Para que esse projeto venha a acontecer, precisamos do apoio de algum órgão de fiscalização do governo. Assim haverá fiscais do governo e de nossa empresa juntos, para que problemas com o governo e a própria empresa sejam desnecessários. Além de que o governo nos ajude a fechar a fábrica que não pagou as multas.
- Poluição Visual
Para a realização do projeto, vamos precisar novamente da ajuda do governo, para fiscalização, implantação de novas leis e cobrança das multas. Além disso, buscamos patrocínio de empresas de alta tecnologia com viabilidade de desenvolvimento sustentável, para a execução dos aparelhos na hora de dar auxílio ao consumidor.
- Tratamento de esgoto
Nossa empresa irá primeiro oferecer aos seus funcionários um curso, para que eles tenham um conhecimento melhor. A empresa disponibilizará uniforme, com equipamentos necessários para a coleta de lixo, também será disponível a higienização da roupa utilizada no uniforme dos operários. Recorremos a algumas empresas privadas com uma campanha ambiental, para ajudar com os recursos citados, e para doação do material não sendo utilizado tanto dinheiro em comparação do orçamento utilizado em projetos anteriores. A utilização de roupas especiais é para que não haja nenhum tipo de acidente ou contaminação pelas redes de esgotos depois do uso. Elas serão imediatamente levadas para a higienização, para evitar doenças como a leptospirose, entre outras. Os grupos serão todos os dias mudados para que não haja desgaste físico e mental dos funcionários. Todo lixo retirado do esgoto será separado e levado para a reciclagem, como por exemplo: garrafas pets, latas de alumínio, embalagens plásticas, entre outros materiais.
- Tratamento de água potável
Primeiramente necessitamos de um grande capital, já que o filtro que retém as moléculas poluentes é um investimento milionário. Para o inserirmos em todas as estações de tratamento de água será um trabalho árduo e impossível sem a autorização e ajuda do governo, e de algumas empresas privadas que procuram ter seu nome relacionado com o meio-ambiente.
- Eliminação dos resíduos sólidos
Esse projeto pode parecer menos revolucionário do que os atuais projetos, no caso esse assunto é de interesse do governo então teremos algumas pequenas dificuldades para ter controle em virtude da quantidade de lixo que é encamianhada para o lixão sem passar por todo um processo de coleta de lixo. Poderíamos reduzi-lo, o que ajudaria a população, que se encontra com o excesso de lixo.
Assim como o caso é de interesse do governo o processo pode demorar mais do que o costume. A nossa empresa trabalhará com o governo dando apoio como um patrocinador e participando das atuais reuniões para o desenvolvimento do projeto.
- Projetos de reciclagem
Para a realização deste projeto alguns pontos são essenciais:
a) - viabilidade executiva do processo;
b) - viabilidade econômica;
c) - viabilidade ecológica;
d) - viabilidade social.
Na viabilidade executiva do processo, um ponto importante a ser considerado é se determinar como será e onde será feita a coleta, devendo os locais escolhidos ter o material que comporte o respectivo trabalho. Outro ponto é quem deverá executar tal coleta. A coleta seletiva executada na cidade de São Paulo se revelou totalmente inexeqüível, exatamente por não haver um estudo detalhado do sistema empregado. Esse serviço foi executado por administração direta, abrangendo a maioria dos bairros, mesmo aqueles onde a quantidade de material não compensava, chegando a valores insignificantes. Considerando a deficiência natural de um serviço executado por administração direta, podemos imaginar o alto custo por tonelada coletada.
Na viabilidade econômica é evidente que em alguns casos se justifica um certo prejuízo na reciclagem dos plásticos, em benefício da maior vida útil dos aterros sanitários, visando a poluição causada por incineradores e a própria proteção das áreas aterradas, pois o plástico não se decompõe, complicando um natural ciclo ecológico. O certo é que a coleta seletiva seja executada por empresas especializadas no aproveitamento dos diversos materiais recicláveis, como a nossa empresa Evoluzione, mediante autorização expressa do poder público que deve agir como órgão fiscalizador. Esta é a conclusão colhida face aos problemas existentes em muitas cidades do primeiro mundo.
Na viabilidade ecológica é muito grande o interesse na diminuição da quantidade de plásticos carreados para os aterros sanitários e incineradores. O importante é se determinar o meio termo que justifique eventuais prejuízos nessa operação. Incentivar a economia privada na execução dos serviços de coleta seletiva dos plásticos parece a melhor política a ser seguida pelos administradores municipais, com conseqüências realmente positivas para a proteção do meio ambiente. Um exemplo a ser considerado é o da coleta seletiva de papéis. Teria ela algum efeito positivo na proteção de florestas? A resposta é não, uma vez que a matéria prima utilizada na fabricação de papéis é objeto de colheita em áreas plantadas, que em seguida são replantadas, e nunca de devastação de florestas.
Na viabilidade social, por ultimo, deve-se levar em conta o caso de uma seleção de reciclados não causar problemas sociais, tais como o fechamento de empresas e o desemprego. Assim, no caso de reciclagem do papel, com o aumento da quantidade produzida e conseqüente aumento da oferta, o valor desse material caiu no mercado causando grande desemprego entre os catadores de papel em São Paulo.